A atividade é gratuita, aberta a todos os públicos, e sem necessidade de inscrição prévia

Pessoas cegas terão a oportunidade de participar de uma programação totalmente inclusiva no Recife, durante a celebração do Dia Internacional da Pessoa com Deficiência. Na próxima quarta-feira, 3 de dezembro, a VouSer Acessibilidade, instituição especializada em assessoria, gestão e coordenação em comunicação inclusiva para empresas e eventos, promove uma manhã dedicada a vivenciar a acessibilidade como potência criativa dentro das artes. A programação acontece às 9h, no Instituto de Cegos do Recife, localizado na Rua Guilherme Pinto, nº 146 – bairro das Graças, Zona Oeste da capital pernambucana.   O evento é aberto ao público com e sem deficiência, sem necessidade de inscrição prévia.

Entre as atividades, está uma palestra com o Audiodescrição poética nas artes”, ministrada por Andreza Nóbrega, atriz, arte-educadora e fundadora da VouSer Acessibilidade. Em seguida, será exibido o curta-metragem “Lá na Frente”, acessível em Libras, audiodescrição e legendagem para surdos e ensurdecidos. Sensível e poético, a obra aborda vínculos familiares e processos de despedida, oferecendo uma narrativa forte e acessível a diversos públicos.

O filme, lançado em 2021, trata-se de uma obra audiovisual pernambucana que retrata um garoto ansioso pelo nascimento de sua irmã e que tem de lidar com uma trágica notícia. O roteiro foi construído a partir de uma adaptação do podcast de mesmo nome, roteirizado e dirigido por Márcio Andrade. 

O evento se soma ao propósito do Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, criado pela ONU em 1992 para promover a inclusão, reafirmar direitos e estimular a criação de ambientes cada vez mais acessíveis. No campo das artes, a data reforça a urgência de práticas que ampliem o acesso e renovem as formas de criação.

A palestra apresentada por Andreza Nóbrega traz a audiodescrição poética como prática artística e de transcriação, capaz de gerar novas leituras, sensibilidades e modos de relação com obras visuais. A abordagem propõe compreender a acessibilidade como linguagem viva e transformadora, que cria caminhos estéticos, afetivos e provocativos, ampliando, com isso, seu uso nas diversas linguagens artísticas. 

A iniciativa é promovida pela VouSer Acessibilidade, empresa com ampla atuação na criação e implementação de recursos acessíveis nas artes. O projeto conta com incentivo da Política Nacional Aldir Blanc, por meio do Edital Recife de Formação Técnica, da Secretaria e Fundação de Cultura Cidade do Recife, e apoio da Santa Casa de Misericórdia (Instituto de Cegos) e do Combo Multimídia.

Serviço: 

O QUÊ: No Recife, Instituto dos Cegos celebra o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência com exibição de filme e roda de diálogo

QUANDO: 03 de dezembro, às 9h (Dia Internacional da Pessoa com Deficiência)

ONDE: Instituto de Cegos do Recife – Rua Guilherme Pinto, 146, Graças, Recife – PE

QUANTO: Gratuito

HORÁRIO: não precisa fazer inscrição prévia | 

MAIS INFORMAÇÕES: @vouseracessibilidade

Deixe um comentário

JORNALISMO

“O jornalismo é, antes de tudo e sobretudo, a prática diária da inteligência e o exercício cotidiano do caráter”.

~ Cláudio Abramo