A Cecí Galeria, localizada na Jaqueira, Zona Norte do Recife, apresenta a exposição “Geometria Sensível”, que propõe um diálogo entre os universos criativos dos artistas Raul Córdula e Fernando Ancil, da Marcenaria Olinda. À convite da galerista Cecília Ribeiro e sob curadoria de Bruno Faria, a mostra convida o público a refletir sobre novas formas de criação a partir da geometria, explorando como esse elemento essencial atravessa tempos, linguagens e materiais e assume hoje uma leitura contemporânea e sensorial. O evento de abertura acontece no sábado, 8 de novembro, a  partir das 10h, com uma aula aberta de Raul Córdula sobre sua trajetória artística. A entrada é gratuita.

“Em ‘Geometria Sensível’, a tradição da geometria na arte é revisitada e atualizada. A forma não aparece apenas como estrutura compositiva, mas como experiência estética e poética, revelando o diálogo entre raciocínio construtivo e sensibilidade artística.  Ao reunir Raul Córdula e Marcenaria Olinda, a Cecí Galeria propõe um encontro entre gerações, práticas e materiais — entre a pintura e a madeira, a cor e a forma, o gesto e o ofício — reafirmando a potência da arte como campo de construção, encontro e reinvenção”, explica o curador Bruno Faria.

Artista visual, pintor, cenógrafo, artista gráfico e professor, Raul Córdula nasceu em Campina Grande (PB) e vive atualmente no Recife (PE). Sua trajetória múltipla desafia classificações. Se, no início sua produção, se aproximava do figurativo e da nova figuração, a partir da década de 1980, o renomado artista voltou-se ao abstracionismo geométrico, desenvolvendo uma linguagem própria marcada por círculos, quadrados e retângulos, elementos que a crítica identifica como parte de uma “nova geometria”.

As cores intensas e vibrantes são um traço fundamental de sua obra, assumindo papel estrutural e simbólico. Nesta mostra, o público poderá apreciar pinturas inéditas em acrílica sobre tela produzidas na última década, além de gravuras que reforçam a versatilidade do artista. Entre os destaques estão as obras O NadadorPaisagem Azul e Paisagem Vermelha, nas quais o artista une precisão formal e investigação conceitual, marcas de sua trajetória como criador, professor e crítico de arte.

O mineiro Fernando Ancil encontrou em Paudalho, Zona da Mata Norte de Pernambuco, o espaço ideal para consolidar o projeto Marcenaria Olinda, uma oficina que une arte, design e ofício, tendo a madeira como ponto de partida e reflexão. A iniciativa atua em múltiplas frentes (restauro, criação de mobiliário e produção de objetos artísticos), sempre com o compromisso ético e ambiental sintetizado em seu lema: “Nenhuma árvore a menos.”

Para esta exposição, Ancil apresenta trabalhos inéditos: composições bidimensionais criadas a partir de recortes e colagens geométricas sobre madeira laqueada, explorando o equilíbrio entre precisão construtiva e sensibilidade tátil. A mostra também inclui esculturas da série “Festejo”, em que bandeiras de madeira dispostas sobre pedestais evocam o encontro entre tradição popular, celebração e artesania.

“A Marcenaria Olinda integra o grupo de artistas representados pela galeria. Já Raul mantém uma parceria conosco há bastante tempo – desde 2022, quando realizou uma exposição aqui. Também lançamos uma serigrafia dele, que marcou o início do nosso programa de múltiplos. Cada um tem um trabalho distinto, um em madeira, outro em pintura sobre tela e serigrafias, mas as cores e composições dialogam de forma muito bonita, quase complementar. Tenho certeza de que será uma exposição especial. Convido todos a visitarem a Cecí.”

A exposição “Geometria Sensível” fica em cartaz de 8 a 22 de novembro, de segunda a sábado, das 14h às 18h ou com agendamento. Todas as obras estarão à venda.

Serviço

Exposição: Geometria Sensível – Raul Córdula e Marcenaria Olinda
Curadoria: Bruno Faria
Local: Cecí Galeria – Rua do Futuro, 858, Sala 7, Jaqueira, Recife – PE (em cima do Café No Meio do Mundo)
Abertura: 8 de novembro de 2025 (sábado), às 10h
Telefone: (81) 9924-8910
Entrada gratuita
Instagram: @ceci.galeria

Deixe um comentário

JORNALISMO

“O jornalismo é, antes de tudo e sobretudo, a prática diária da inteligência e o exercício cotidiano do caráter”.

~ Cláudio Abramo