Entre os dias 15 e 18 de setembro, dançarinos e musicistas chegam em três cidades para trocar conhecimentos sobre arte, história e negritude com crianças e adolescentes

O Festival Tramas Negras chega a sua 2ª edição em setembro de 2025 com objetivo principal de afirmar o protagonismo das heranças africanas no Brasil como potência para diversas expressões e manifestações. A programação é vocacionada para a dança mas abraça também outras linguagens artísticas. Como parte da programação preparatória do festival, serão realizadas oficinas e apresentações em escolas públicas da Região Metropolitana do Recife e da Zona da Mata entre os próximos dias 15 e 18 de setembro. 

As atividades, gratuitas, têm o objetivo de aproximar crianças e adolescentes das tradições de Pernambuco, por meio da música, da dança e da ancestralidade, colaborando com abordagem positiva da história e culturas indígena, africana, afro-brasileira de acordo com as leis 10.639/03 e 11.645/08. “Nós vamos abrir reflexões antirracistas importantes para toda sociedade, em aspectos culturais, éticos e poéticos. Entretanto, agir na escola pública valoriza a educação como o grande projeto de transformação social”, afirmou Ivana Motta, responsável pela iniciativa.

Na segunda-feira (15), a Escola Municipal Senador José Ermírio de Moraes, em São Lourenço da Mata, vai receber a musicista Kelly Rabequeira (de Aliança) para a realização da oficina “A rabeca vai pra escola”, compartilhando as suas experiências com o instrumento. No dia seguinte (16), será a vez da Escola Oscar Carneiro, em Camaragibe, ser o palco do Grupo de Dança Frevo, Capoeira e Passo (de Olinda), que vai celebrar os seus 40 anos de resistência. 

Na quarta-feira (17), o educador social e professor de danças populares, Mestre Tonho das Olindas vai levar a oficina “O frevo é negro” para a Escola Oscar Carneiro, localizada em Camaragibe. Por fim, na quinta-feira (18), o Grupo de Dança Frevo, Capoeira e Passo vai aterrissar na Escola Municipal Senador José Ermírio de Moraes, em São Lourenço da Mata.

O Festival Tramas Negras é realizado pela Okutá Produções e apoiado pela Gira Articulações. O incentivo é da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura/Estado de Pernambuco (PNAB-PE). A programação acontecerá entre os dias 19 e 21 de setembro. Mais informações: Instagram @tramasnegras. 

Confira o cronograma do Pré-Festival:

15/09 (segunda-feira)

  • Oficina: “A rabeca vai pra escola”
    • Ministrante: Kelly Rabequeira (Aliança-PE)
    • Local: Escola Municipal Senador José Ermírio de Moraes (São Lourenço da Mata)

16/09 (terça-feira)

  • Apresentação: Grupo de Dança Frevo, Capoeira e Passo (Olinda-PE)
    • Local: Escola Oscar Carneiro (Camaragibe)

17/09 (quarta-feira)

  • Oficina: “O frevo é negro”
    • Ministrante: Tonho das Olinda (PE)
    • Local: Escola Oscar Carneiro (Camaragibe)

18/09 (quinta-feira)

  • Apresentação: Grupo de Dança Frevo, Capoeira e Passo (Olinda-PE)
    • Local: Escola Municipal Senador José Ermírio de Moraes (São Lourenço da Mata)

Deixe um comentário

JORNALISMO

“O jornalismo é, antes de tudo e sobretudo, a prática diária da inteligência e o exercício cotidiano do caráter”.

~ Cláudio Abramo