Evento programado para noite deste sábado, 30 de agosto,  reúne apresentações, gratuitas, de tradições reconhecidas como patrimônio cultural imaterial do Brasil, como  cavalo marinho, ciranda e o maracatu de baque solto

Nazaré da Mata, conhecida como a capital pernambucana do maracatu de baque solto, se prepara para viver uma noite de celebração cultural neste sábado, 30 de agosto. O município da Zona da Mata Norte será palco do Projeto Caminhos do Brasil Rural, que traz o Maracatu Estrela de Ouro de Aliança em circulação pelo Norte e Nordeste, em atividades que incluem apresentações, oficinas e intercâmbios com comunidades tradicionais.

A programação acontece no Parque dos Lanceiros, a partir das 21h, com o Cavalo Marinho Mestre Batista. Às 22h, será a vez da Ciranda Bela Rosa, do Mestre Bi, e, à meia-noite, o público poderá assistir ao espetáculo do Estrela de Ouro de Aliança, fundado em 1966 e reconhecido como Patrimônio Vivo de Pernambuco. O evento é gratuito e tem o apoio da Prefeitura de Nazaré da Mata, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo.

O evento reforça a política da nova gestão municipal de valorizar festas, festivais e espetáculos culturais, após o governo passado não ter investido na cultura local. “Receber um projeto dessa dimensão em Nazaré da Mata reafirma nosso compromisso com a cultura. Estamos resgatando o papel da cidade como referência nacional, valorizando nossos mestres e oferecendo à população o acesso gratuito a espetáculos que fortalecem nossa identidade”, afirmou a prefeita Adriana Andrade Lima. 

Contemplado pelo programa Transpetro em Movimento, via Lei Rouanet, o Caminhos do Brasil Rural percorre quilombos, comunidades rurais e ribeirinhas em seis estados, promovendo encontros entre tradições populares. Já passou por Fortaleza (CE), São Luís (MA) e Belém (PA), e agora chega a Pernambuco antes de seguir para Alagoas e Sergipe. Em cada território, promove o diálogo com mestres de diferentes manifestações, como o Boi de Leonardo, no Maranhão, e o grupo Toró Açu, no Quilombo do Abacatal, no Pará.

Para o mestre José Lourenço, do Estrela de Ouro, a circulação tem caráter histórico. “O projeto tem uma grande importância porque no próximo ano o grupo completa 60 anos. Estamos levando mestres e jovens para manter viva a tradição do maracatu rural e promover trocas com outros brinquedos brasileiros.”

O Estrela de Ouro nasceu no Sítio Chã de Camará, em Aliança, ligado à cultura dos trabalhadores canavieiros. Além de difundir o maracatu rural, coordena o Festival Canavial, há 18 anos, e mantém projetos educativos em escolas e museus.

O produtor cultural Afonso Oliveira, idealizador do Caminhos do Brasil Rural, destaca a dimensão comunitária do projeto. “O país precisa de iniciativas que aproximem povos originários e quilombolas, que celebrem juntos. As culturas populares se fundam nesses rituais.”

Serviço:

O quê: Nazaré da Mata recebe caravana nacional do maracatu rural

Quando: Sábado, 30 de agosto

Onde:  Parque dos Lanceiros, bairro do Juá, Nazaré da Mata – PE

Horário: 21h 

Quanto: gratuito 

Deixe um comentário

JORNALISMO

“O jornalismo é, antes de tudo e sobretudo, a prática diária da inteligência e o exercício cotidiano do caráter”.

~ Cláudio Abramo