Cantora pernambucana interpreta músicas de artistas da cultura negra local e nacional, em show neste sábado (23/08), no centro do Recife, às 19h, com entrada gratuita
A artista Tayná Xambá estreia um show solo com diversas releituras musicais no repertório, sendo a primeira apresentação em 2025 do “Ìtàn do Jovem Preto”, assinado pelo Espaço O Poste. A cantora de 19 anos de idade interpreta canções de artistas locais e nacionais da cultura preta como Agnes Nunes (BA), Bia Ferreira (MG), Daniel Yorubá (SP), Guitinho da Xambá (PE), do grupo pernambucano Bongar, e também canta composições autorais em parceria com Thulio Xambá, seu pai. O encontro acontece neste sábado (23/08), às 19h, no Espaço O Poste (rua do Riachuelo, nº 641 – bairro da Boa Vista – centro do Recife/PE). A classificação indicativa é livre.
Vale destacar que “Ìtàn” é uma palavra da língua yorubá que significa história ou conto.
“Esse momento inédito de ‘cantação de histórias’ tem o propósito de potencializar a juventude negra e de trazer referências da música negra a partir das vivências pessoais e memórias afetivas desde criança até os dias de hoje. É uma conquista da minha carreira de artista solo, por meio da coletividade e da soma de diversas pessoas que estão na produção deste show”, declara Tayná Xambá, mulher negra, periférica e multi-instrumentista.
Tayná Xambá convida Vinícius de Farias para tocar sanfona no show, com Beto Xambá e Thulio Xambá realizando a direção musical de maneira coletiva. Thulio também assume a direção artística, toca percussão, violão e cavaco. A equipe técnica reúne mais profissionais de Pernambuco: André Cordeiro (luz e projeção), Zarina (figurino) e Pedro França (técnico de som).
Pernambucana do Recife e criada em Olinda, Tayná Xambá é uma jovem empreendedora com vivências no Centro Cultural Grupo Bongar – Guitinho da Xambá, no bairro São Benedito, em Olinda. Atualmente, é estudante de piano pela Escola Técnica de Criatividade Musical (ETCM). Ela também canta e toca percussão nos grupos locais Pirão Bateu, Ori e Maracatu Nação Cambinda Estrela. Além do mais, atua como trancista e arte-educadora. Em sua trajetória tem experiência pelo grupo pernambucano de afoxé Ara Odé.
“O show é uma criação composta por uma diversidade de formações tanto na música como na arte e na cultura em geral. Com isso, reunimos um repertório com releituras musicais da autoria de pessoas negras, composições próprias juntamente com Thulio (Xambá) e homenagens à música pernambucana”, explica.
Com a realização do “Ìtàn do Jovem Preto”, o Espaço o Poste contribui para visibilidade e fortalecimento da produção artístico-cultural da juventude afropindorâmica, possibilitando a apresentação de espetáculos.
“Para chegar até a estreia desta apresentação, com protagonismo para uma mulher negra, foi e é uma junção de elementos da cultura popular, da ancestralidade e da periferia, além da própria relação social com a arte-educação”, conta Tayná.
A Ocupação Espaço O Poste está com o incentivo público do programa Funarte de Apoio a Ações Continuadas 2023 – Espaços Artísticos. Por meio deste edital, é possível continuar a ocupação em 2025, com espetáculos e espaço para receber uma diversidade de grupos e artistas, tanto do estado, do país e internacionais. As atividades estão em circulação desde o mês de maio deste ano, com apresentação de teatro adulto e juvenil, leitura dramatizada, shows, contação de história, dança, giras de diálogo e movimento circense.
Tayná Xambá apresenta show solo – Ocupação Espaço O Poste – Ìtàn do Jovem Preto”
Data: 23/08 (sábado)
Horário: 19h
Local: Espaço O Poste (rua do Riachuelo, nº 641 – bairro da Boa Vista – centro do Recife/PE)
Entrada gratuita
Classificação livre
Ficha técnica
Cantora, criação/direção artística e performance: Tayná Xambá
Direção musical: Beto Xambá e Thulio Xambá
Direção artística: Thulio Xambá
Percussão, violão e cavaco: Thulio Xambá
Sanfona: Vinícius de Farias
Luz e projeção: André Cordeiro
Técnico de som: Pedro França
Figurino: Zarina

Deixe um comentário