A cineasta pernambucana Dea Ferraz, com mais de 20 anos de carreira, lança o livro “Agora”, uma obra que mergulha nas reflexões e nos processos criativos de seu filme homônimo de 2020. Publicado pela editora Vacatussa, o livro é um desdobramento de sua dissertação de mestrado e chega a Pernambuco com uma série de lançamentos que incluem exibições do filme e conversas com a diretora.

A turnê de lançamento, que terá entrada gratuita, percorrerá três cidades: Recife, Garanhuns e Caruaru, a partir do dia 4 de agosto.


O Filme e a Reflexão por Trás da Obra

O longa-metragem “Agora” foi concebido a partir de uma profunda inquietação da cineasta com a hiper-exposição da imagem e seu consequente esvaziamento, um sentimento que se intensificou após as eleições de 2018. Em suas palavras, “entrei em crise com a ideia de produzir imagens e começo a me perguntar: o que as imagens estão fazendo conosco?”.

Para explorar essa questão, Dea Ferraz criou um “dispositivo singular” no filme: uma caixa escura onde artistas convidados improvisam a partir de uma provocação da diretora, expressando, com seus corpos, como se sentem diante do chão que pisam – um chão que é tanto o presente quanto a história de um país. O livro se aprofunda nessa investigação sobre corpo, imagem, arte e performance, oferecendo ao leitor um olhar privilegiado para os conceitos e os bastidores dessa construção artística.


Agenda de Lançamentos

A circulação do livro por Pernambuco é uma oportunidade única para o público conhecer mais sobre o trabalho de Dea Ferraz e suas reflexões. Cada evento contará com a exibição do filme “Agora” e uma conversa com a cineasta.

  • Recife:
    • Cinema da UFPE: 4 de agosto, às 14h30.
    • Cinema São Luiz: 9 de agosto, às 16h.
  • Garanhuns:
    • Cine Jardim: 14 de agosto, às 19h.
  • Caruaru:
    • Cultural Livraria & Cafeteria: 15 de agosto, às 18h30.

O livro “Agora” custará R$ 30, e toda a programação tem entrada gratuita.

Deixe um comentário

JORNALISMO

“O jornalismo é, antes de tudo e sobretudo, a prática diária da inteligência e o exercício cotidiano do caráter”.

~ Cláudio Abramo