Exposição de Juliana Souto promove uma jornada visual ao universo do reisado

As indumentárias de mestres e mestras de grupos de reisado de Garanhuns, com suas
cores fortes e riqueza de detalhes, foram a inspiração para a artista Juliana Souto criar as
fotografias que compõem a exposição Espelho de Brincantes, uma jornada visual ao universo do reisado, que tem lançamento neste sábado, 12 de julho, às 17h, no Centro de Produção Cultural do SESC GARANHUNS.

Na criação de Espelho de Brincantes, a artista, que também é designer de moda, teve como base uma pesquisa histórica sobre a manifestação cultural do Reisado na cidade, suas origens e o legado artístico das personagens que mantém viva a tradição ao longo dos anos. O resultado dessa imersão ficará à disposição do público de todas as idades até outubro, de terça a domingo, com entrada gratuita e acessível em audiodescrição.

Espelho de Brincantes tem curadoria de Joana D’Arc Lima e pesquisa histórica de
Edvania Kehrle. Na abertura, elas participam, junto com Juliana Souto, de um bate-papo onde aprofundam os temas que a exposição suscita. O espaço expositivo contempla um ambiente para as fotografias, onde a artista buscou capturar a essência dos mestres e mestras, chamado de Expressões da Alma e um segundo ambiente, Indumentárias da Tradição, onde estão em destaque as vestes com suas riquezas de detalhes, que também podem ser tocadas, mobilizando outros sentidos.

Foram pesquisados os mestres e a mestra de três grupos de reisado que atuam em
Garanhuns desde a década de 1950. Eles foram fotografados em seus trajes de festa e nos
quadros, que medem 1mx0,80cm, aparecem num ambiente onírico criado pela artista em tons de rosa. “Meu trabalho é uma mistura de fotografia de moda com a fotografia documental, onde mesclo a cultura pop internacional e a cultura regional. Esta exposição é minha forma de honrar estes mestres e mestra, chamando a atenção dos diversos públicos para a profunda conexão entre eles e suas deslumbrantes indumentárias festivas, revelando as raízes de suas tradições”, destaca Juliana Souto.

MESTRES – Falecido em 2023, o Mestre Gonzaga de Garanhuns, é um dos mestres
fotografados. Brincante desde os 13 anos, Patrimônio Vivo de Pernambuco desde 2018, com forte atuação na formação de crianças e jovens e na criação de novos grupos de reisado, Mestre Gonzaga tem sua imagem eternizada na companhia de Seu João Tibúrcio, do Reisado de Mestre João Tibúrcio, que mantem a tradição a partir do Sítio Buraco d’Água, na Zona Rural de Garanhuns, onde reside, desde 1955, e de Dona Zefinha, brincante, embaixadora e organizadora do Reisado Três do Oriente, criado por volta de 1913 pelo seu tio, o mestre Cândido Sertanejo. “Ao deslocar seu Tibúrcio, seu Gonzaga e D. Zefinha, de seus lugares reais e colocá-los neste espaço fantástico, lúdico, mítico, Juliana Souto promove um gesto de dotar suas existências, suas histórias de dignidade e singularidade, sem necessariamente romper com suas origens, mas ao contrário, reforça suas tradições e seus modos de fazer e de existir na brincadeira do Reisado e na vida”, afirma a curadora Joana D’Arc Lima.

Garanhuns e depois o Recife, em janeiro de 2026, recebem a exposição Espelho de
Brincantes, que é realizada via Fundo de Incentivo à Cultura do Governo de Pernambuco –
Funcultura. No Recife, o lançamento será na Arte Plural Galeria.

ACESSIBILIDADE – A exposição das vestimentas, que estarão vestidas em manequins
de tamanho natural, foi concebida para permitir que o público aprecie de perto os detalhes,
um convite para que o público possa mobilizar outros sentidos durante a experiência da
exposição. “O sentido do tato assume um papel significativo como instrumento de mediação, possibilitando uma compreensão mais profunda das obras expostas. É importante ressaltar que a exposição foi concebida com acessibilidade em mente, garantindo que a experiência da audiodescrição da exposição seja potencializada pelo toque, para pessoas cegas e com baixa visão”, destaca Túlio Rodrigues, produtor da exposição.

SERVIÇO – Abertura da exposição ESPELHO DE BRINCANTES, de Juliana Souto
Local: Centro de Produção Cultural – CPC SESC (Rua Cônego Benigno Lira – Centro, Garanhuns)
Data: sábado, 12 de julho
Hora: 17h
Horário de visitação: terça a sexta-feira das 9h às 20h e sábado e domingo das 11h às 20h
Classificação etária: Livre
Acessibilidade: audiodescrição
Mais informações: @jusoutoc

Mestre Gonzaga. Foto: Juliana Souto

Deixe um comentário

JORNALISMO

“O jornalismo é, antes de tudo e sobretudo, a prática diária da inteligência e o exercício cotidiano do caráter”.

~ Cláudio Abramo