O GRUPO TOTEM, um dos mais longevos e influentes grupos das artes cênicas de Pernambuco, com 37 anos de trajetória, celebra sua história com um grande lançamento neste sábado, 5 de julho. O projeto TOTEM RELICÁRIO, uma plataforma virtual inédita, será inaugurado para disponibilizar um vasto acervo que mapeia os primeiros 21 anos de produção do grupo (1988 a 2009). Com 600 itens entre fotos, vídeos, materiais gráficos, manuscritos e muito mais, o relicário digital abrange 38 criações do TOTEM, incluindo performances, intervenções, espetáculos e exposições.
O lançamento será um evento festivo e significativo, ocorrendo no local onde tudo começou para o grupo: o casarão na Rua de São Bento, 344, em Olinda. Este endereço icônico abrigou o Abraxas, bar que marcou a cena cultural dos anos 1980 e que tinha à frente o professor de teatro Fred Nascimento, cofundador do Grupo Totem ao lado de Lau Veríssimo.
A programação de lançamento começa às 17h com uma série de reperformances de seis obras históricas do Totem. Cenas de “Signosimbolosícones” (1991), “Ele, Artaud!” (1997), “Ita” (1991) e “Mulheres” (1993) serão revisitadas e ressignificadas por integrantes, ex-integrantes e colaboradores convidados, com trilha sonora executada ao vivo. Completam a grade as performances “Duplo Faca Destino” e “Caosmopolita”, ambas de 2005.
A celebração incluirá também a exibição do documentário “Totem Retrospecto”, de Taína Veríssimo, e uma roda de conversa sobre a trajetória do grupo e o desenvolvimento do site do acervo. O bate-papo contará com a participação de Fred Nascimento (diretor e músico do grupo), Taína Veríssimo (atriz-performer e produtora do Totem), Zé Diniz (responsável pelo desenvolvimento do site), e o jornalista e professor Alexandre Figueiroa. Contribuições em vídeo virão de Alexandre Nunes (professor doutor e ex-performer) e Inaê Veríssimo (performer e arte-educadora).
Para coroar o evento, um pocket show trará canções que embalaram os espetáculos do Totem, com a participação de atuais e ex-integrantes da banda do grupo, como Fred Nascimento, Cauê Nascimento, Mário Sérgio, Mari Paiva, Patrício Rodrigues e Gustavo Vilar
O projeto TOTEM RELICÁRIO é realizado com o incentivo do Funcultura – Fundo de Incentivo à Cultura do Governo de Pernambuco. O acervo digital ficará disponível gratuitamente no site oficial do grupo (http://grupototem.com.br/) para pesquisadores e interessados em conhecer a rica história de um dos grupos mais longevos de Pernambuco. Além disso, o site contará com ferramentas de acessibilidade comunicacional para pessoas com baixa visão, daltonismo, surdas e cegas, garantindo o acesso democrático ao conteúdo.
“As peças gráficas são um grande marco desta etapa de disponibilização do acervo, pois, antes dos anos 2000, não havia materiais digitais, então todo material gráfico disponibilizado hoje foi feito de forma artesanal e muitas vezes coletiva”, destaca Taína Veríssimo, produtora do Totem e filha dos fundadores Fred e Lau. Ela ressalta que, ao longo do tempo, o crescimento do grupo e a concepção dos projetos e suas apresentações gráficas sempre estiveram sob a orientação de seus fundadores.
As cenas que serão reperformadas oferecem um vislumbre da diversidade e profundidade do trabalho do Grupo Totem:
- DUPLO FACA DESTINO (2005), com Juliana Nardin: Uma performance sobre a dualidade da faca, inspirada na obra de Rinaldo Silva, explorando o corte, o ferir e o potencial para o bem e para o mal.
- SIGNOSIMBOLOSÍCONES (1991), com Lau Veríssimo, Suzi Couto e Zoraya Brayner: Originalmente uma exposição fotográfica, esta performance é um “teatro de imagem”, uma mixagem de personas de trabalhos anteriores do grupo, como “Teia”, “Trajetória”, “Labirinto” e “Necrófilo”.
- ELE, ARTAUD! (1997), com Angélica e Luan Amim: Um espetáculo de teatro performático ritualístico que absorve fragmentos do pensamento de Antonin Artaud, resignificados pelo Totem em sons, gestos, danças e imagens, misturando referências artaudianas com a cultura local.
- ITA (1991) e MULHERES (1993), com Jailson Oliveira: O performer apresentará um solo que conecta trechos destas duas obras. “Ita”, que estreou em 1991, delineou boa parte da poética do Totem, misturando referências científicas, antropológicas e artísticas. “Mulheres” explorou o princípio feminino, as deusas e os arquétipos femininos (mãe, guerreira, feiticeira, caçadora, sedutora), com texto de Fred Nascimento e Almir Rodrigues, baseado em poetas como Allen Ginsberg e Pablo Neruda.
- CAOSMOPOLITA (2005), com Gabi Cabral: Uma obra que transita entre o teatro físico, performático contemporâneo e dança-teatro. Com base na psicologia arquetípica pós-Junguiana de James Hillman, a performance usa o corpo como discurso político e a corporificação da cultura caosmopolitana.
Ficha Técnica
- Direção/coordenação: Fred Nascimento
- Pesquisadoras: Lau Veríssimo, Juliana Nardin, Taína Veríssimo e Íris Campos
- Web designer e programação: Zé Diniz
- Editor gráfico: Luan Amim
- Produtora: Taína Veríssimo
Serviço
EVENTO DE LANÇAMENTO DO ACERVO VIRTUAL DO GRUPO TOTEM
- Local: Rua de São Bento, 344 – Olinda-PE
- Dia: SÁBADO, 05 de julho de 2025
- Horário: 17h às 20h
- Entrada: Gratuita
- Mais informações: @grupototemrecife

Deixe um comentário