A infância pernambucana e de todo o Brasil está convidada para uma temporada de encantamento e arte! Com o tema “Criatividade sem Limite”, o 21º Festival de Teatro para Crianças de Pernambuco (FTCPE) inicia sua jornada neste sábado, 5 de julho, prometendo 14 espetáculos que transbordam imaginação e talento. A programação se estende até 27 de julho, sempre aos sábados e domingos, nos palcos do Teatro de Santa Isabel, Teatro do Parque e Teatro Barreto Júnior.
O festival, que celebra a diversidade criativa, traz obras clássicas e textos de novos autores, interpretados por companhias de diversas cidades como Arcoverde, Moreno, Paulista, Recife, e até mesmo de João Pessoa (PB). Destaque para uma montagem luso-brasileira vinda do Rio de Janeiro e uma produção olindense com sotaque egípcio e espanhol, ampliando ainda mais o intercâmbio cultural. Pensando na acessibilidade, todas as sessões desta edição contarão com interpretação em Libras.
Os ingressos, com preços a partir de R$ 20, já estão disponíveis para compra antecipada na plataforma Sympla, através do link no site www.teatroparacrianca.com.br. Também será possível adquirir os bilhetes na bilheteria dos teatros duas horas antes das apresentações, sujeito à lotação.
Destaques da Abertura e Homenagens
O fim de semana de abertura promete ser inesquecível com três espetáculos imperdíveis. No sábado, dia 5, às 16h30, o Teatro de Santa Isabel recebe “Mundo em Busca do Coração da Terra”, da Tropa do Balacobaco de Arcoverde. A peça narra a jornada de um menino sertanejo em busca da noite em um tempo onde o sol reina sozinho. Antes da sessão, o festival realizará a solenidade de abertura, prestando homenagem a três grandes nomes das artes cênicas pernambucanas que dedicaram mais de 50 anos de suas vidas à arte, com especial atuação nas dramaturgias negras e quilombolas: as atrizes Carmelita Pereira e Juraci Vicente, e o ator, diretor e dramaturgo Didha Pereira.
No mesmo dia e horário, o Teatro do Parque será palco de “O segredo da Arca de Trancoso”, da Cênicas Cia de Repertório, do Recife, que apresenta a emocionante missão de um jovem protagonista. Já no domingo, dia 6, às 16h30, o Teatro de Santa Isabel recebe o clássico “Pinóquio”, da Roberto Costa Produções, de Paulista, onde o famoso boneco de madeira busca realizar seu sonho de se tornar um menino de verdade.
Compromisso com a Formação e a Diversidade
Realizado pela Métron Produções, com o incentivo cultural do SIC – Sistema de Incentivo à Cultura / Fundação de Cultura Cidade do Recife / Secretaria de Cultura / Prefeitura da Cidade do Recife, o 21º FTCPE reafirma o compromisso dos produtores Edivane Bactista e Ruy Aguiar com a formação de artistas e técnicos para a produção cênica infantil. Além das apresentações, o festival promove anualmente o Colóquio do Teatro para Infância e Juventude, que em 2025 completa 11 anos e terá sua programação formativa divulgada em breve.
A curadoria do festival, composta por Marcondes Lima, Ruy Aguiar e Williams Sant’Anna, mantém-se fiel à tradição de oferecer diversidade de linguagens – da dramaturgia à música, formas animadas e circo – que dialogam diretamente com o universo infantil. Ruy Aguiar, que também é diretor artístico, destaca o esforço em trazer espetáculos de fora da Região Metropolitana do Recife, garantindo um intercâmbio cultural enriquecedor. “Buscamos, mesmo com orçamento limitado, manter a tradição e poder oferecer ao público formas e conteúdo de outras regiões de Pernambuco e do Brasil”, afirma Aguiar, mencionando montagens da Paraíba, do Sertão de Pernambuco, a obra luso-brasileira “João por um Fio”, e o espetáculo “O Dia em que a Morte Sambou”, com uma história revisitada pelo olhar de um escritor egípcio e uma artista plástica espanhola.
Uma História de Sucesso
Em 21 anos de trajetória, o Festival de Teatro para Crianças de Pernambuco se consolida como um dos mais longevos do Brasil. Até a edição de 2024, o evento contabiliza impressionantes 270 espetáculos presenciais em mais de 485 apresentações, alcançando 154 mil espectadores (entre gratuitos e pagantes) e gerando mais de 5.200 trabalhos diretos e indiretos, impactando positivamente a cadeia produtiva cultural do estado.
Serviço:
21º Festival de Teatro para Crianças de Pernambuco
- Data: De 5 a 27 de julho (sábados e domingos)
- Locais e Horários:
- Teatro de Santa Isabel e Teatro do Parque: 16h30
- Teatro Barreto Júnior: 16h
- Ingressos: Preços variados, a partir de R$ 20.
- Meia-entrada para crianças a partir de 2 anos, autistas e acompanhantes, estudantes, professores, doadores regulares de sangue ou de medula óssea e idosos, mediante apresentação de carteira comprobatória.
- Venda antecipada: Plataforma Sympla, com link disponível no site: www.teatroparacrianca.com.br
- Venda no local: Nas bilheterias dos teatros a partir das 15h nos dias das apresentações (sujeito à lotação).

Deixe um comentário