Celebração multicultural que acontece anualmente no sertão pernambucano espera receber um público de aproximadamente 70 mil pessoas durante os dias de festa e cerca de 2 mil cavaleiros e amazonas
A cidade de São José do Belmonte, no sertão pernambucano, se prepara para receber a 31ª edição da Cavalgada à Pedra do Reino nos dias 22, 23, 24 e 25 de maio com o tema “O Marco Iluminado do Aralume”. A Prefeitura da cidade, junto à Associação Cultural Pedra do Reino, divulgou a programação completa do evento, que contará com shows de Geraldo Azevedo, Xand Avião, Taty Girl, Iguinho e Lulinha, Josildo Sá, Walkyria Santos, Kinho Callou, Forrozão Aruera, Jhonatan Cruz, VN e banda.
Para este ano, a cidade espera receber um público de aproximadamente 70 mil pessoas durante os quatro dias de festa e cerca de 2 mil cavaleiros e amazonas no dia da Cavalgada até a Serra do Catolé, onde está localizado o Sítio Histórico da Pedra do Reino. Além dos shows onde o ingresso pode ser trocado por 01kg de alimento, durante todo o final de semana, a programação também vai contar com várias apresentações culturais, feira de artesanato e gastronomia, bacamarteiros, banda de pífanos, pastoril, violeiros, poetas, repentistas, a Cavalhada Zeca Miron, Memorial da Pedra do Reino, Castelo Armorial e muito mais.
Em 2025 a festa da Cavalgada à Pedra do Reino faz homenagem a um dos seus fundadores e idealizadores: Ernesto Sávio Lopes de Carvalho e ainda celebra os 30 anos da Associação Cultural Pedra do Reino, a qual surgiu de um grupo de amigos que se reuniu para realizar a primeira cavalgada e hoje, com o apoio da Prefeitura Municipal, é o grande responsável pela organização do evento.
Para Vinícius Marques, prefeito da cidade, as expectativas para este ano são as melhores. “A Cavalgada à Pedra do Reino aqui na nossa cidade há muito deixou de ser apenas uma cavalgada. Estamos falando de um verdadeiro festival multicultural, que envolve literatura, arquitetura, gastronomia e muita arte popular. Além disso, é durante a festa da cavalgada à Pedra do Reino que celebramos a história do nosso povo, onde as escolas, por meio dos seus alunos e professores, fazem belíssimas apresentações retratando as nossas tradições”. Salienta ainda o gestor que: “A Cavalgada à Pedra do Reino é também o momento de grande confraternização do povo belmontense, os que moram fora se organizam o ano inteiro para participar do evento, outros tiram férias durante o mês de maio, tudo isso para poder curtir esse momento mágico. Por isso, entendo que a cavalgada deve ser sempre a maior festa do nosso município e assim estou fazendo”, comenta.
As celebrações já começaram no último domingo (18) com a realização da Santa Missa na Ilumiara Pedra do Reino, para fazer um tributo aos mortos do movimento Sebastianista. Além disso também foi realizada homenagem a Ernesto Sávio e a cerimônia da troca de coroas. Durante esta semana, pela cidade vai acontecer a Feira Artes e Sabores do Reino, com artesanato, produtos da agricultura familiar e comidas típicas; Festival de Cultura e shows com artistas locais;
Já as atrações musicais estarão na cidade entre os dias 22 e 25 de maio. Na quinta, no Barracão da Cultura, teremos Roda de Sanfona (cerca de 15 sanfoneiros) em homenagem ao Sanfoneiro Zé de Balbina e autêntico forró pé-de-serra com Gabi Cysneiros, apresentações de poetas, violeiros repentistas, declamadores, aboiadores, bacamarteiros e muito mais. Na sexta (23) se apresentam Xand Avião, Taty Girl, Jhonatan Cruz, VN e banda. Já no sábado (25) a programação vai contar com a Cavalhada Zeca Miron, a partir das 14h, e shows do Forrozão Aruera, Geraldo Azevedo e Walkyria Santos. Já no domingo (25) a festa será na Serra do Catolé, onde fica localizado o Sítio Histórico da Pedra do Reino. Os cavaleiros e amazonas, além do cortejo real com o rei, rainha e demais personagens da obra de Ariano Suassuna e do Movimento Armorial, seguem em rumo ao local, onde o público poderá curtir shows de Iguinho e Lulinha, Josildo Sá e Kinho Callou.
O secretário de turismo da cidade, Caio Menezes, comenta sobre as melhorias implementadas este ano para tornar a festa ainda mais acessível e segura para o público e também para os animais. “Melhoramos toda a nossa estrutura, com mais banheiros, maior distribuição de água, mais tanques para os cavalos, construção de palhoça no percurso para que os cavaleiros e amazonas possam descansar na sombra”, afirma. Para ele, as expectativas também são as melhores. “A nossa expectativa é que este ano seja a maior cavalgada de todos os tempos”, conclui.
Por mais um ano, as ruas de São José do Belmonte vão se vestir nas cores azul e encarnado para comemorar a festa mais importante da cidade. A 31ª Cavalgada à Pedra do Reino promete ser um dos maiores eventos culturais do estado de Pernambuco. O evento é uma realização da Associação Cultural Pedra do Reino e da Prefeitura Municipal de São José do Belmonte.
SERVIÇO
31ª CAVALGADA À PEDRA DO REINO
Tema: “O Marco Iluminado do Aralume”
Quando: Entre os dias 18 e 25 de maio
Onde: São José do Belmonte, Pernambuco, a aproximadamente 480 km de Recife

Deixe um comentário