Evento gratuito na Praça Sérgio Loreto terá cidade cenográfica, cortejo junino, shows em palco e trios elétricos, antecipando as celebrações de São João.
Recife se prepara para mais uma edição do tradicional Forrozão do Galo, que chega ao seu 15º ano. Nos dias 30 e 31 de maio, a Praça Sérgio Loreto, no coração da cidade, se transformará em um vibrante arraial ao ar livre, com entrada franca. O evento, promovido pelo Galo da Madrugada, é um convite para celebrar a cultura nordestina com cidade cenográfica, cortejo junino e uma maratona de shows em palco principal e trios elétricos.
“Mal termina o carnaval e já preparamos este grande espetáculo de rua. Chegou a hora do forró tomar conta da capital pernambucana e contamos com todos para receber junho naquele clima”, convida Rômulo Meneses, presidente do Galo da Madrugada.
Música para Todos os Gostos
A programação musical no palco principal começa às 20h. Na sexta-feira (30), o público poderá curtir os shows de Gustavo Travassos, Nena Queiroga, Jefferson Santa Rosa, Geraldinho Lins e Loirão. No sábado (31), a festa continua com Kelly Oliveira, e as bandas Carta de Baralho e Capim com Mel.
Para animar o cortejo e a festa nos trios elétricos, que farão o percurso da Avenida Dantas Barreto até a Praça Sérgio Loreto, estão confirmadas a cantora Fabiana Pimentinha e as bandas Inove e Asas da América (esta última nos dois dias), garantindo muito xote, xaxado, baião e arrasta-pé.
“Estamos realizando mais uma grande prévia junina, com expectativa de 30 mil pessoas por noite. O evento já está consolidado, principalmente pela mistura de shows no palco e trio elétrico, somando cerca de sete horas de música ininterrupta”, destaca Rodrigo Menezes, vice-presidente do Galo.
Artistas consagrados prometem shows memoráveis. Geraldinho Lins, figura carimbada no evento, levará seu xote romântico na primeira noite: “É uma alegria imensa participar desta festa linda, democrática, que mantém nossas raízes.” Estreando no Forrozão, a banda pernambucana Capim com Mel, com 30 anos de história, também se apresentará. “Queremos levar nossa história e energia ao público. É um orgulho fazer parte”, afirma a vocalista Natalya Dourado. Gustavo Travassos, responsável pela abertura dos shows no palco na sexta, promete uma exaltação à cultura nordestina, tendo o cantor Nego Thor como convidado.
Imersão na Cultura Nordestina: Cenário e Cortejo
A tradicional cidade cenográfica, montada na Praça Sérgio Loreto, foi renovada. Os casarios, que remetem a construções do interior, agora possuem fachadas e áreas internas, algumas com exposições de xilogravuras de J. Borges e cerâmicas de Clovis Graciano. Uma igreja maior e mais iluminada, réplicas de hospital, cadeia, cabaré, casa de barro, casa da cigana, fogueira e uma “maria fumaça” de seis metros compõem o ambiente. “A ideia é fazer com que todos se sintam num verdadeiro arraial de interior”, garante o artista plástico Acácio Damascena.
Rômulo Meneses reforça: “Buscamos inovar na cidade cenográfica e valorizar os artistas do nosso Estado.”
Outro ponto alto será o cortejo junino, que sairá da Avenida Dantas Barreto em direção ao palco. “É um desfile em homenagem aos santos do período: São José, Santo Antônio, São João e São Pedro”, explica Francisco Câmara, carnavalesco do Galo. O desfile contará com bandeiras dos santos, 20 bacamarteiros de Caruaru, balões iluminados, 18 arcos de flores representando a “capelinha de melão”, bonecos gigantes de Luiz Gonzaga, do cangaceiro e do Galo, uma charrete com noivos, um carro alegórico e quadrilhas juninas, tudo embalado por um trio elétrico.
Quatro quadrilhas juninas (duas adultas e duas infantis) e o Polo Raízes, dedicado ao autêntico forró pé-de-serra com artistas locais, também integram a festa.
Impacto Social e Compromisso Ambiental
Mantendo a tradição, o Forrozão do Galo disponibilizará gratuitamente cerca de 20 barracas do “Polo Gastronômico” para comerciantes de comunidades do entorno da sede da agremiação, com toda a renda das vendas de comidas típicas e bebidas revertida para eles. “Envolvemos, também no Forrozão do Galo, toda essa ação social e de geração de renda”, acrescenta Rodrigo Menezes.
O evento também contará com coleta seletiva de resíduos sólidos, em parceria com cooperativas de catadores, visando à redução do impacto ambiental e à conscientização do público. “Buscamos marcar presença o ano inteiro, reafirmando o papel do Galo na promoção da cultura pernambucana e como entidade comprometida com as práticas inclusivas e socioambientais”, pontua Rômulo Meneses.
O 15º Forrozão do Galo é uma realização do Galo da Madrugada e conta com o apoio da Amstel, Esportes da Sorte, Pitu, Prefeitura do Recife e Governo de Pernambuco.
SERVIÇO:
15° Forrozão do Galo
- Data: 30 e 31 de maio (sexta-feira e sábado)
- Local: Praça Sérgio Loreto (Bairro de São José, centro do Recife)
- Horário: 19h às 2h
- Atrações Musicais:
- Dia 30 (sexta):
- Palco: Gustavo Travassos, Nena Queiroga, Jefferson Santa Rosa, Geraldinho Lins, Loirão
- Trios Elétricos: Fabiana Pimentinha e Asas da América
- Dia 31 (sábado):
- Palco: Carta de Baralho, Kelly Oliveira e Capim com Mel
- Trios Elétricos: Banda Inove e Asas da América
- Dia 30 (sexta):
- Outros Atrativos: Cidade cenográfica, cortejo junino, Polo Raízes, barracas com comidas típicas e bebidas à venda.
- Entrada: Gratuita

Deixe um comentário