Paulo Leminski será o autor homenageado da 23ª edição da Festa Literária Internacional de Paraty (Flip), que ocorrerá no segundo semestre deste ano

Segue até 23 de maio, no Instituto Pernambuco Porto Brasil, em Porto/PT, a exposição Múltiplo Leminski, uma homenagem aos 80 anos de nascimento do poeta, compositor e pensador Paulo Leminski (1944–1989). A mostra reúne um acervo inédito e promove uma imersão sensorial no universo criativo de um dos nomes mais inventivos da cultura brasileira.

Com passagem por mais de 15 cidades no Brasil e em Portugal e público superior a 700 mil visitantes, a exposição aporta novamente em solo português com ambientações interativas, manuscritos, documentos pessoais, fotografias, vídeos, sonorizações e instalações cênicas que revelam as múltiplas linguagens exploradas por Leminski.

“Receber essa exposição em Portugal é mais do que celebrar um nome fundamental da cultura brasileira. É afirmar pontes culturais entre países irmãos”, destaca Marina Buarque, coordenadora do Instituto Pernambuco Porto Brasil (IPPB)

Áurea Leminski, filha do artista, ressaltou a relevância da mostra como forma de aproximar o público da amplitude da obra do pai. “As pessoas ficaram surpresas com a diversidade da obra produzida por ele. Acho que conseguimos entregar uma exposição bastante interessante”, afirmou. “Foi muito simbólico abrir a mostra no Dia Mundial do Livro e do Direito do Autor, especialmente neste ano em que Catatau completa 50 anos e ele é o autor homenageado da Flip, o maior evento literário do Brasil.”

Áurea destacou ainda que a mostra permite que novos públicos se conectem à sensibilidade e originalidade de Leminski. “Muitos já conhecem e se inspiram, outros terão o primeiro contato agora, mas acabam sempre se identificando de alguma forma. Afinal de contas, ele foi múltiplo.”

Flip 2025 – Paulo Leminski será o autor homenageado da 23ª edição da Festa Literária Internacional de Paraty (Flip), que acontece de 30 de julho a 3 de agosto de 2025. Durante o evento, sua vida e obra serão exploradas no tradicional Ciclo do Autor Homenageado, com destaque para seu romance experimental Catatau, além de crônicas e contos. Entrada gratuita.

Obra destaque: Catatau é um romance experimental de Paulo Leminski, publicado em 1975, que imagina o filósofo René Descartes em uma viagem ao Brasil colonial. A obra mistura poesia, prosa filosófica e linguagem inventiva.

Deixe um comentário

JORNALISMO

“O jornalismo é, antes de tudo e sobretudo, a prática diária da inteligência e o exercício cotidiano do caráter”.

~ Cláudio Abramo