“Lá vem ela…” – a frase, muitas vezes dita com apreensão diante de quem reivindica direitos, é ressignificada e transformada em potência na exposição “Lá Vêm Elas”. De 4 de maio a 1º de junho, o Museu do Homem do Nordeste, no Recife, abre suas portas para a expressão artística transgressora e anticapacitista de mulheres com deficiência de diversas partes do Brasil.

Através de vídeos impactantes que mesclam depoimentos e performances, além de textos e ilustrações, artistas como Amanda Lyra (SP), Ana do Vale (PB), Carolina Teixeira (RN), Daisy Souza (BA), Kilma Coutinho (PE), Moira Braga (RJ), Mona Rikumbi (SP) e Rayssa Tiger (PA) compartilham suas vivências, desafios e a força de sua arte. Elas usam a criatividade como ferramenta para reivindicar visibilidade, acessibilidade e um lugar de direito nos espaços culturais e na sociedade.

A mostra, parte do Circuito Funarte Marcantonio Vilaça 2023 e idealizada pelos estúdios Festum e Folguedo (RJ), tem curadoria da Folguedo e de Lucília Machado, jornalista, ativista e uma das vozes inspiradoras por trás do projeto.

Comprometida com a inclusão, “Lá Vêm Elas” oferece entrada gratuita e múltiplos recursos de acessibilidade (audiodescrição, Libras, legendas, braille, mediação).

Serviço:

  • O quê: Exposição Lá Vêm Elas
  • Quando: 4 de maio (abertura às 16h) a 1º de junho. Visitação: Ter-Sex (8h30-17h), Sáb/Dom/Feriados (13h-17h).
  • Onde: Galeria Waldemar Valente, Museu do Homem do Nordeste (Av. 17 de agosto, 2187, Casa Forte).
  • Quanto: Gratuito.
  • Mais Info: @folguedo

Deixe um comentário

JORNALISMO

“O jornalismo é, antes de tudo e sobretudo, a prática diária da inteligência e o exercício cotidiano do caráter”.

~ Cláudio Abramo