Evento, marco nas comemorações indígenas no Nordeste, acontece nesta sexta (25) e sábado (26) com apoio da Lei Aldir Blanc Pernambuco.

Consolidado como um dos principais eventos dedicados à cultura indígena no Nordeste, o Encontro Fulni-ô de Cultura chega à sua 10ª edição nesta sexta-feira (25) e sábado (26) em Águas Belas, município do Agreste pernambucano localizado a 313 km do Recife. Com o objetivo central de preservar, valorizar e dar visibilidade às tradições do povo Fulni-ô, o evento se integra às celebrações do Abril Indígena e conta com incentivo do Programa Nacional Aldir Blanc (PNAB) de Pernambuco.

Considerado um festival autêntico e já parte do calendário oficial da cidade, o encontro se desdobra em dois locais. Durante o dia, a Aldeia Fulni-ô sedia atividades formativas na Escola Indígena Marechal Rondon. À noite, o centro de Águas Belas se transforma em palco para apresentações culturais gratuitas.

A programação da 10ª edição busca revisitar a trajetória do evento. Na sexta-feira (25), às 9h, o Mestre Índio Matinho, idealizador do encontro e arte-educador, comanda atividades de recreação para os estudantes na escola da aldeia. Às 15h, no mesmo local, uma Roda de Diálogo reunirá representantes indígenas, educadores, pesquisadores e o público geral para discutir a história e o impacto do festival, com mediação do produtor cultural Marcos Moraes.

Ao anoitecer da sexta, a partir das 20h, a Praça de Nossa Senhora, em frente à Prefeitura, recebe o público. A noite começa com o Cineclube Fulni-ô exibindo o documentário “9º Encontro Fulni-ô de Cultura – Música”, seguido por uma imersão na cultura local e regional com shows e apresentações do Toré de Búzios, Cafurna Txatxilea, Ciranda Praieira Pernambucana, Andrezinho e Aguinaldo, e Mestres do Coco Pernambucano.

No sábado (26), também às 20h e na Praça de Nossa Senhora, o humor dá o tom inicial com o stand-up “Comédia de Zé Tabacão”. Na sequência, a diversidade musical toma conta com a Banda de Pífano Fulni-Ô, o Bonde Fulni-ô, o Grupo Indígena Fetxha e o Forrozão da Terra, encerrando a celebração.

O Encontro Fulni-ô de Cultura é uma realização do Mestre Índio Matinho e do Centro Cultural Farol da Vila, com o Ponto de Cultura Farol da Vila Coco de Pontezinha e produção executiva de Marcos Moraes. A iniciativa conta com o apoio da Secretaria de Cultura de Pernambuco (Secult-PE), Governo de Pernambuco, PNAB, Ministério da Cultura (MinC), Governo Federal, e parceria da FUNAI (Posto Local) e da Prefeitura Municipal de Águas Belas.


SERVIÇO:

10º Encontro Fulni-ô de Cultura

  • Quando: 25 e 26 de abril de 2025 (Sexta e Sábado)
  • Onde: Aldeia Fulni-ô (Escola Indígena Marechal Rondon) e Praça de Nossa Senhora (Centro), Águas Belas-PE.
  • Acesso: Gratuito

Programação:

  • Sexta-feira (25/04):
    • 9h: Atividade de Recreação com Mestre Índio Matinho (Local: Escola Indígena Marechal Rondon)
    • 15h: Roda de Diálogo com mediação de Marcos Moraes (Local: Escola Indígena Marechal Rondon)
    • 20h: Videoarte (Cineclube Fulni-ô) e Shows Culturais: Toré de Búzios, Cafurna Txatxilea, Ciranda Praieira Pernambucana, Andrezinho e Aguinaldo, Mestres do Coco Pernambucano (Local: Praça de Nossa Senhora, Centro)
  • Sábado (26/04):
    • 20h: Stand-up “Comédia de Zé Tabacão” e Shows Culturais: Banda de Pífano Fulni-Ô, Bonde Fulni-ô, Grupo Indígena Fetxha, Forrozão da Terra (Local: Praça de Nossa Senhora, Centro)
  • Mais Informações:
    • Instagram: @faroldavila
    • Blog: encontrodeculturafulnio.blogspot.com
Grupo Indígena Fetxha

Deixe um comentário

JORNALISMO

“O jornalismo é, antes de tudo e sobretudo, a prática diária da inteligência e o exercício cotidiano do caráter”.

~ Cláudio Abramo