
Por Angélica Souza
Pernambucano, André Rio iniciou na carreira artística desde muito cedo. Neto, filho, sobrinho e irmão de músicos, aos nove anos cantava em festivais estudantis e aos 17 anos já era um intérprete consagrado dos festivais de Pernambuco. Seu primeiro vinil “André Rio e Banda Modelo do Meu Terno” foi lançado em 1990 e teve influência da Música Popular Brasileira. No mesmo ano, o cantor estourou com o sucesso “Queimando a massa” para o carnaval, lançando mais um compacto. Quatro anos depois o artista consagrou mais uma música que trás em seu repertório até hoje. A música “Sou teu amor”, virou nome de bloco na semana pré-carnavalesca, onde o cantor dividiu o palco com a cantora Daniela Mercury. Em 1995, o cantor levou o projeto “Me leva”, mais um sucesso do artista, para carnavais fora de época do Nordeste.
Com um dos seus frevos mais conhecidos “O bicho vai pegar”, o CD lançado em 1998, ganhou o seu primeiro disco de Ouro. Entre os anos de 2000 e 2003, André alçou novos vôos. Seguiu para a Europa com vários projetos musicais. André participou da turnê “Pernambuco em canto” – nos festivais: “Latino americano festival ritmos”, festival “Viva-afro Brasil” em Tübingen, festa da cidade de Zurique, festa da cidade de Geneve, “Festival jazz a Vienne”, do maior festival de música do mundo, apresentando seu show na sala Stravinsk, no original Montreux Jazz Festival, com grandes nomes da música pernambucana como Alceu Valença, Elba Ramalho e Naná Vasconcelos.
Em comemoração aos 100 anos do frevo, o artista lançou o CD Cem Carnavais, em 2006. No ano seguinte, o cantor celebrou 20 anos de carreira com a gravação do DVD Pernambuco Sou.
Três anos depois nascia uma nova parceria. O projeto “Rapsódia Nordestino”, união de André Rio com o Trio Sotaque”, fez tanto sucesso que resultou em uma inesquecível apresentação no Teatro Rival, no Rio de Janeiro, dividindo o palco com Elba Ramalho, Moraes Moreira e Roberto Menescal. No mesmo ano, o artista seguiu para uma turnê na Europa onde se apresentou em Milão, Roma, Lonato del Garda, Torino, Bélgica, Lisboa e no lendário Festival de Montreux, na Suíça. E há 14 anos, o cantor leva a turnê “Viva Pernambuco” para os grandes festivais da Europa.
O artista recebeu o Troféu ACINPE 2012, pelo CD “Fervo” lançado em 2012, que reuniu os grandes sucessos do cantor e de diversos artistas da cena pernambucana. Conheça mais um pouco do artista que é um dos grandes representantes da cultura pernambucana do cenário nacional e internacional:
Nome: André Rio Lima Moraes de Melo
Idade: 43 anos
Local de nascimento: Recife/PE
Apelido: Deco
Estado civil: Casado
Filhos? Um, Pedro Rio
Maior qualidade? Generosidade
Maior defeito? Tenho alguns. Os que me cercam no trabalho reclamam da minha ansiedade e exigência, chegando, às vezes, a ser chato
Sua atividade favorita é: compor.
Qual é sua ideia de felicidade? Ter saúde e viver da minha música.
Uma viagem inesquecível: A minha primeira turnê internacional pela Europa
Qual é sua cor favorita? Azul
Tem animais de estimalção? Vivo cercado dos meus bichos. Cães e Gatos
Quais são seus autores preferidos? Na música, Chico Buarque e Tom Jobim. Na literatura, Carlos Penna Filho e Carlos Drummond de Andrade
E seus cantores? Minhas referências vocais foram e são: Meu Pai, Emilio Santiago, e Frank Sinatra
Qual é o lema de sua vida? “Perco o amigo, mas não perco a piada” (risos)
Uma mania: trocar o dia pela noite
Um sonho de consumo não realizado: “Eu quero uma casa no campo/ Do tamanho ideal, pau-a-pique e sapé/ Onde eu possa plantar meus amigos/ Meus discos e livros e nada mais”
Uma lembrança de infância: Os carnavais de rua no Bairro de São José….
Uma vaidade: Viver de música desde os 17 anos de idade
Qual é seu maior medo? Todos os meus medos atuais dizem respeito à criação do meu filho. Tenho medo que o mundo não seja um lugar legal e seguro para ele.
O que o irrita? Mal humor alheio e hipocrisia
O que você considera a sua maior conquista? Viver da música e para a música.
Qual é o seu maior tesouro? Minha Família
Qual foi a maior tristeza de sua vida? A perda do meu pai
Projetos futuros? Vivo de projetos. Terminei nesse carnaval a turnê do cd “Fervo”, iniciada em 2011. E,após um merecido descanso em março, estou em estúdio, finalizando meu novo Cd todo voltado para MPB
Defina-se em uma palavra: Apaixonado.
Deixe um comentário